VOCÊ PODE SER RELIGIOSO E RICO AO MESMO TEMPO? AQUI ESTÁ O QUE TRÊS GRANDES RELIGIÕES DIZEM SOBRE ISSO.

Você pode ser religioso e rico ao mesmo tempo? Aqui está o que três grandes religiões dizem sobre isso. Vamos explorar como o Cristianismo, o Islamismo e o Budismo abordam a relação entre espiritualidade e riqueza.

Introdução

Os estereótipos sobre os judeus e sua relação com o dinheiro têm sido um tema persistente e controverso ao longo dos séculos. Associados frequentemente à riqueza e à ganância, esses estigmas foram enraizados em eventos históricos e mal-entendidos culturais. O Rabino Ralph Genende, líder religioso da Jewish Care Victoria e da Força de Defesa Australiana, destaca como esses preconceitos têm raízes profundas na Idade Média, quando os judeus eram restringidos de diversas profissões e se viam obrigados a atuar como agiotas. Este artigo explora a complexidade dessa narrativa, destacando a visão do Judaísmo sobre a riqueza, a caridade, e como esses conceitos se comparam às práticas e ensinamentos do Cristianismo e do Islamismo.

Estereótipos judeus sobre dinheiro

Por séculos, muitos judeus tiveram que enfrentar um “estereótipo cruel” de possuir uma quantidade excessiva de riqueza e ganância, diz o Rabino Ralph Genende, rabino sênior da Jewish Care Victoria e rabino principal da Força de Defesa Australiana.

“[Isso] é tão antigo quanto o próprio Judaísmo”, ele diz.

“Esse estereótipo ganhou força na Idade Média, quando os judeus foram proibidos de exercer a maioria das profissões, mas podiam ser agiotas.”

Eles “foram condenados por serem bem-sucedidos nisso”, afirma o Rabino Genende.

Por exemplo, na obra “O Mercador de Veneza” de Shakespeare, um personagem judeu chamado Shylock é retratado como um agiota ganancioso.

Mas o Tanakh instrui seus seguidores a serem humildes em relação ao dinheiro.

“Melhor é ter um espírito humilde com os pobres, do que repartir o despojo com os orgulhosos”, diz o texto.

Isso não significa que a riqueza seja desencorajada no Judaísmo.

“O que importa é como você usa [o dinheiro], isso determina se é moral, amoral ou imoral”, explica o Rabino Genende.

Doação ‘tzedakah’

O Rabino Genende explica como a riqueza moral ou imoral pode ser vista na fé judaica.

De acordo com a lei judaica, se você é rico, há uma obrigação de compartilhar sua riqueza com os necessitados. Esse é um conceito também encontrado no Islã.

“Nós [judeus] somos incentivados a gastar mais tempo pensando sobre para o que [vamos] viver, em vez de como [vamos] viver”, diz o Rabino Genende.

“A palavra hebraica para caridade é tzedakah, e [é] axioma para a fé judaica. Eu sugeriria [que é] a base do compromisso com a caridade nas outras religiões monoteístas que a seguiram.”

No Tanakh, há instruções para que os judeus deixem uma parte de sua propriedade “para os pobres e estrangeiros”.

Isso ainda é comumente praticado por rabinos e implementado por muitos na comunidade judaica atualmente.

Cristianismo e o evangelho da prosperidade

Muitos versículos da Bíblia Cristã instruem as pessoas a evitar a ganância e a acumulação de riqueza.

Por exemplo, a Bíblia diz: “Tenham cuidado com todo tipo de ganância; a vida não consiste na abundância de bens.”

Mas muitas igrejas Pentecostais e Evangélicas incentivam a acumulação de riqueza através da ideia do “evangelho da prosperidade”.

Brian Rosner é teólogo e estudioso do Novo Testamento, além de diretor do Ridley College, uma faculdade teológica.

Ele diz ao programa God Forbid da ABC RN que o evangelho da prosperidade, ou teologia da prosperidade, é a ideia de que “se você tiver fé suficiente, Deus o tornará saudável e rico”.

Mas ele afirma que as interpretações variam quando se trata de riqueza e a Bíblia.

O Dr. Rosner acredita que os pregadores do evangelho da prosperidade interpretam erroneamente certos versículos e que muitos cristãos, incluindo católicos, se opõem diretamente à ideia do evangelho da prosperidade.

Isso “não corresponde à mensagem” de Jesus, que era filho de um carpinteiro pobre, ele diz.

O Dr. Rosner afirma que, em vez disso, muitos cristãos seguem os ensinamentos de Jesus que instruem a se afastar do amor ao dinheiro e a compartilhar sua riqueza ou renda com sua igreja através do “dízimo”.

O dízimo, que envolve os cristãos dando 10% de sua renda à igreja, é uma interpretação moderna do ensino bíblico de que “um décimo da produção da terra, seja grão ou fruta, é do Senhor, e é santo”.

Islamismo, zakat e intenções puras

O Alcorão instrui os muçulmanos a serem cautelosos com a riqueza excessiva. Muitos hadiths, os ditos e ensinamentos do Profeta Muhammad, descrevem a riqueza como um desafio a ser superado.

Um hadith diz: “Verdadeiramente, para cada nação, há uma provação, e a provação para minha nação é a riqueza.”

No Islã, ganhar riqueza excessiva não é algo a ser almejado. Em vez disso, a ganância é considerada uma força corruptora.

Os muçulmanos são advertidos a não economizar ou acumular grandes somas de dinheiro, mas a distribuí-lo aos necessitados.

Um dos cinco pilares do Islã é dar zakat, semelhante ao conceito judaico de tzedakah. Sob a lei islâmica, zakat exige que os muçulmanos doem 2,5% de sua renda anual para a caridade.

Rachel Woodlock, professora de Estudos Islâmicos na Universidade de Melbourne, diz que para os muçulmanos, zakat é visto como “purificação do restante de sua riqueza”.

Bancos islâmicos e ‘destino espiritual’

O Alcorão também diz que há uma diferença entre comércio e usura, que é emprestar dinheiro a altas taxas de juros.

Enquanto a usura é proibida no Islã, o comércio não é.

“O Profeta era comerciante. Portanto, conduzir negócios e envolver-se no comércio e ganhar dinheiro não é algo inerentemente ruim”, diz a Dra. Woodlock.

Atualmente, os muçulmanos podem pegar dinheiro emprestado sem altos juros através dos bancos islâmicos, que se comprometem a conceder empréstimos sem “juros compostos”.

Mas a Dra. Woodlock diz que os bancos islâmicos não estão isentos de críticas.

“No século XX… os muçulmanos se preocuparam com as práticas bancárias modernas de juros… E assim desenvolveram produtos bancários e financeiros alternativos para evitar [a usura].

“A dificuldade é que não levam em consideração coisas como a inflação.”

Mas um princípio importante no Islã é que tudo o que os muçulmanos fazem é baseado em suas intenções.

“Com qualquer coisa, se você está buscando ganhar riqueza com uma má intenção… então tudo isso seria visto como prejudicial ao seu destino espiritual”, diz a Dra. Woodlock.

Ela diz que o Islã valoriza estar contente com o que Deus lhe deu, e aqueles que estão são conferidos “status espiritual mais elevado”.

O Profeta Muhammad disse que perseguir obsessivamente a riqueza tem o potencial de destruir uma pessoa.

É uma mensagem com a qual muitas pessoas — religiosas ou não — podem concordar.

Uma versão anterior deste artigo mencionava a Torá em vez do Tanakh. Isso foi corrigido.

Conclusão

Os estereótipos sobre os judeus e o dinheiro são apenas uma faceta da complexa relação entre religião e riqueza. Como evidenciado pelas práticas de tzedakah no Judaísmo, dízimo no Cristianismo e zakat no Islamismo, a caridade e a distribuição de riqueza são pilares fundamentais nessas tradições religiosas. O desafio não está em possuir riqueza, mas em como ela é utilizada e a intenção por trás de sua acumulação. A busca por um equilíbrio entre prosperidade e moralidade é uma mensagem universal que transcende crenças religiosas, lembrando-nos da importância da generosidade e da humildade em todas as esferas da vida.

Com conteúdo abc.net.au

Deixe um comentário